quinta-feira, 5 de maio de 2011

help!

.
Meninas uma opinião, please!
Descobri há pouco tempo que se pode combinar o ponto cruz com meio ponto...sim, só há pouco descobri....quando me aparecia no gráfico metade de uma cor e outra metade de outra eu simplesmente optava por colocar uma unica cor no quadrado...santa ignorância!
Agora estou de volta do meu bordado e decidi fazer certinho, mas aquilo parece-me meio aldrabado..não sei se é por o tamanho dos quadradinhos do tecido ser pequeno e parecer que fica tudo junto, se sou eu que não sei fazer (é o mais certo!)

Quando descobri este ponto, achei até um site onde ensinava a fazer:

http://virtualponto-cruz.blogspot.com/2007/04/meio-ponto.html

E estou a fazer desta maneira. Também fazem assim ou há algum truque para deixar aquilo mais bonitinho?
Obrigada já agora pela ajuda!:p

1 comentários:

♥ Nia disse...

Ora bem, para começar vamos lá chamar as coisas pelas nomes heheheh Isso na verdade é ponto 3/4, o meio ponto é literalmente meio ponto cruz, ou seja, apenas assim '/'. É verdade que muito gente chama de meio ponto ao ponto 3/4 porque nos graficos assemelha-se a meio quadrado. Mas.. está errado :p

Um exemplo de meio ponto '/' podes ver aqui na sombra do Tatty Teddy.
A Gorjuss que estou a bordar agora também tem meio ponto no sombreado do chão, faz um efeito de cor mas mais leve ;)

Quanto ao ponto 3/4 é mesmo assim como tens no exemplo :) Não te esqueças da orientação do ponto: '/' fica por baixo e '\' fica por cima, a regra continua a ser igual para este caso ;)
Aqui o telas para bordar como o linho ou a lugana facilitam bastante, são tecidos que bordamos de dois em dois fios então já tem um 'furinho extra' no centro heheheh facilita a fazer o ponto mais perfeitinho :)
Com o quadrilé, eu dou um jeitinho no avesso, quando faço o ponto que é incompleto, passo a agulha por baixo do pedacinho de trama que fica no avesso.. será que me estou a conseguir explicar aqui? :p Imagina que fazes primeiro '/' e depois fazes a volta do ponto como?
1) Espetas a agulha do avesso para a frente no centro do ponto
2) espetas a agulha no furinho da direita em baixo (como se terminasses um ponto '\')

Eu dou dois jeitinhos para ficar o ponto bonito
1) antes de espetar a agulha no avesso, passo por baixo do pedacinho da trama que fica |
2) Espeto a agulha do avesso para a frente no centro do ponto
3) certifico-me que ao passar a agulha para o direito não passo pelo meio da linha que já está '/'
2) espeto a agulha no furinho da direita em baixo (como se terminasses um ponto '\')

Lê o que te escrevo e tenta fazer ao mesmo tempo, é mais fácil para visualizar a coisa ;)
Espero ter ajudado =)

Enviar um comentário